Argentina julga crimes<br>da ditadura

Treze ex-polícias e o sacerdote católico Eugenio Zitelli, antigo capelão das forças de segurança durante a

última fase da ditadura argentina, começam a ser julgados a 16 de Março por crimes contra a humanidade, num processo que envolve 155 casos de violações dos direitos humanos.

Segundo a Agência Latino-americana de Informação (ALAI), esta é a terceira fase de uma ampla investigação aos crimes cometidos no centro clandestino de detenções que funcionou no Serviço de Informações (SI) do Comando da Polícia de Rosario, envolvendo homicídios, privação ilegal de liberdade, torturas, abusos sexuais e associação ilícita.

De acordo com o advogado Adolfo Villate, estima-se que o julgamento, durante o qual serão ouvidas cerca de 300 testemunhas arroladas pelas partes, vá durar um ano e meio a dois anos. O dado mais saliente do processo, afirma Villate, radica no facto de pela primeira vez «se ir julgar a responsabilidade do ex-capelão do Serviço de Informações da Polícia do Rosário».

O SI do Rosario foi o maior centro clandestino de detenções do Sul a província de Santa Fé, calculando-se que por ali passaram cerca de 2000 presos-desaparecidos.

 



Mais artigos de: Internacional

Mais manobras marroquinas

Marrocos retirou as suas tropas da zona de Guergarate, na fronteira do Saara Ocidental com a Mauritânia, depois de semanas de tensão com as forças da Frente Polisário.

Fome ameaça 27 milhões

Mais de 20 milhões de pessoas em regiões de países da África e Ásia estão sob a ameaça iminente da fome. Esta situação resulta da «terrível combinação» de guerras e catástrofes naturais.

Senado «blinda» acordos

O Senado colombiano aprovou a 25 de Fevereiro a lei que estabelece um compromisso transitório na Constituição para o cumprimento dos acordos de paz durante três mandatos presidenciais.

Rússia e China<br>apoiam Síria

A Rússia e a China vetaram uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas propondo a aplicação de sanções contra a Síria, por alegada utilização de armas químicas. O documento foi apoiado por nove...

EUA: Democratas elegem latino

O Partido Democrata dos Estados Unidos da América elegeu Tom Perez, de origem latina, para a presidência do seu Comité Nacional Democrata (CND). Perez foi escolhido para liderar os democratas num momento difícil, em que os republicanos chegaram à Casa Branca, com Donald Trump, e...

MPLA mobilizado<br>para novas vitórias

O MPLA está mobilizado e a trabalhar arduamente para conquistar uma nova vitória nas eleições deste ano e continuar a governar Angola na senda da paz e do desenvolvimento. O candidato do partido à presidência da República, João...